Nossas redes sociais

Esportes

Futebol Goiano 2026: campeonato terá novo formato e 12 equipes na disputa pelo título

Publicou

em

O Campeonato Goiano 2026 terá 12 equipes, novo formato com 3 grupos e playoffs para o rebaixamento. A competição começa em janeiro, dependendo da classificação do Goiás para a Série A

O planejamento para a temporada 2026 do futebol goiano foi oficialmente iniciado na terça-feira (18/11), com a realização do Conselho Técnico do Campeonato Goiano 2026. A reunião, que reuniu representantes dos clubes participantes, definiu o novo formato da competição e algumas datas importantes. O Campeonato Goiano promete ser ainda mais competitivo, com mudanças que refletem o novo calendário da CBF e a evolução do futebol no Estado.

Mudanças no formato e datas do Campeonato Goiano 2026

A data de início do Goianão 2026 ainda depende de uma condição importante: caso o Goiás seja promovido à Série A do Campeonato Brasileiro, o torneio começará no dia 7 de janeiro. Se isso não ocorrer, o campeonato terá início no dia 11 de janeiro. O novo formato, que leva em conta a redução de datas disponíveis no calendário da CBF, contará com 12 equipes na disputa do título.

Os clubes que irão participar da competição de 2026 incluem as equipes que permaneceram na elite do futebol goiano: Abecat, Anápolis, Aparecidense, Atlético Goianiense, Crac, Goiatuba, Goiás, Inhumas, Jataiense, Vila Nova, além de Anapolina e Centro-Oeste, que foram promovidos da Divisão de Acesso.

O novo formato da competição: 3 grupos e classificação ampla

Uma das principais mudanças para o Futebol Goiano 2026 será a reestruturação do formato da competição. O Campeonato Goiano será dividido em 3 grupos de 4 clubes, e os oito melhores times, independentemente da chave, irão se classificar para a próxima fase. Em uma proposta de maior equilíbrio, as equipes enfrentarão adversários de outros grupos, o que garante mais diversidade e competição acirrada durante o torneio.

Outra alteração importante refere-se ao rebaixamento. A temporada de 2026 trará uma estrutura diferente para a queda de clubes: o último colocado será rebaixado diretamente, enquanto o 11º e 10º colocados terão uma disputa em playoff, caso o 11º ainda tenha chance de ultrapassar o 10º colocado em pontos.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS