Nossas redes sociais

Eleições 2026

Marconi e Edward concentram maior rejeição do eleitorado goiano

Marconi Perillo aparece na liderança negativa, com 22,5%, seguido de perto pelo professor Edward Madureira (PT), que soma 20,8%.

Publicou

em

Levantamento do Instituto Gazeta de Pesquisas (Igape), encomendado pela TV Atual/Record News, mostra que, apesar de liderar as intenções de voto para o Governo de Goiás, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) também se destaca por ter um dos menores índices de rejeição entre os principais pré-candidatos.

No recorte que mede a rejeição — quando o eleitor aponta em quem não votaria de forma alguma —, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece na liderança negativa, com 22,5%, seguido pelo professor Edward Madureira (PT), com 20,8%. Na sequência estão o senador Wilder Morais (PL), com 13,7%, Daniel Vilela, com 5,1%, e Telêmaco Brandão (Novo), com 1%. Outros 36,9% dos entrevistados afirmaram não rejeitar nenhum dos nomes apresentados.

Intenção de votos

No cenário estimulado de intenções de voto, Daniel Vilela lidera a disputa com 33,4%, abrindo vantagem de 11,7 pontos percentuais sobre Marconi Perillo, que registra 21,7%. Wilder Morais aparece em terceiro, com 11,8%, seguido por Edward Madureira (8,5%) e Telêmaco Brandão (1,3%). Já 23,3% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder.

Senado

Para o Senado, a pesquisa indica a primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil) na liderança nos dois votos. No primeiro voto, ela soma 17,6%, à frente de Gustavo Gayer (PL), com 14,8%, e Gustavo Mendanha (PSD), com 11,1%. No segundo voto, Gracinha mantém a dianteira, com 13,5%, seguida por Vanderlan Cardoso (PSD), com 10,7%, e Gustavo Mendanha, com 10,5%.

Cenário presidencial

No cenário presidencial em Goiás, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) registra aprovação de 84,7%, reforçando seu protagonismo político no Estado. Na simulação para a Presidência da República, Caiado lidera com 53,8%, seguido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 22,5%, Flávio Bolsonaro (PL), com 11,3%, e Romeu Zema (Novo), com 2%. Outros 10,4% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 1.200 eleitores em 56 municípios goianos, entre os dias 20 e 26 de dezembro de 2025. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS