Nossas redes sociais

Nacional

PSDB aciona TSE após pronunciamento de Lula: “Foi um programa eleitoral gratuito”

Publicou

em

O PSDB acionou o TSE após o pronunciamento de Lula em cadeia nacional, alegando que foi uma peça de pré-campanha para as eleições de 2026. O partido pede ressarcimento dos gastos públicos

O PSDB protocolou uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o pronunciamento do presidente Lula (PT) em cadeia nacional de rádio e televisão no último domingo (30). O partido alegou que o discurso do presidente, em vez de ser uma comunicação institucional com a população, foi uma peça de pré-campanha com foco nas eleições de 2026.

PSDB crítica o discurso de Lula

Na visão do PSDB, o presidente não usou o espaço da transmissão para apresentar informações relevantes ao público, mas para promover sua imagem como candidato à reeleição, sem cumprir o papel de chefe de Estado ou de governo. Aécio Neves, recém-eleito presidente do partido, afirmou que a fala de Lula não foi institucional, mas uma verdadeira peça publicitária de pré-campanha. “Em nenhum momento ele falou como chefe de Estado ou de governo. Falou como candidato à reeleição”, declarou Aécio.

Além de questionar o conteúdo do pronunciamento, o PSDB exige o ressarcimento dos gastos públicos com a transmissão, alegando que o governo usou recursos destinados à comunicação para fins eleitorais. Aécio Neves também enfatizou que, ao falar sobre temas como o Imposto de Renda e a defesa da democracia, o presidente estaria abusando da vantagem do poder incumbente para fins eleitorais. “Foi um programa eleitoral gratuito. Aí gera um problema para a democracia: a vantagem de quem está no poder”, completou.

O partido argumenta que, ao misturar questões de governo com discurso político, o presidente infringe princípios democráticos ao usar o poder para se antecipar nas campanhas eleitorais.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS